Lazer |O que fazer?

Passa Quatro é uma cidade charmosa, acolhedora e muito aconchegante, que recebe seus turistas com imensa satisfação. Encontra-se em uma localização privilegiada no centro do eixo Rio-São Paulo com aproximadamente 250km dessas capitais.

 

Você encontrará diversos roteiros em esportes de aventura: mountain bike, trekking pelas montanhas da Serra Fina, off Road, além de belíssimas cachoeiras, rios e corredeiras.

 

Poderá visitar a Floresta Nacional de Passa Quatro de uma exuberante beleza natural, passear no histórico Trem Maria Fumaça, conhecer o museu Brasil Nota 10, que retrata a História do Brasil em maquetes.

Você encontrará um prazeroso passeio pelo centro da cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural (IEFHA), com um rico conjunto arquitetônico de belos casarios, um calçamento de ruas com paralelepípedos desenhados de beleza incomparável.

 

Entre as principais atrações da Cidade, estão o Festival Gastronômico, o Carnaval de Rua, Tapetes Decorados com Serragens Coloridas no feriado de Corpus Christi, Torneio de Gado Leiteiro e muito mais.

Diversos laticínios com queijos especiais, azeites, geleias, compotas e artesanato local. 

Venha viver esse prazer entre as majestosas montanhas da Serra da Mantiqueira e tenha certeza: Você vai querer voltar!

Trem da Mantiqueira
Trem da Mantiqueira
Paiolinho
Paiolinho
Caminhada ao ar livre
Caminhada ao ar livre
Cachoeira da Gomeira
Cachoeira da Gomeira

Formada por várias quedas, a maior delas com 40m, em um cenário de rara beleza, é ideal para prática do rappel. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidrelétrica da cidade, uma das primeiras do Brasil, em 1911.

Cachoeira do Andorinhão
Cachoeira do Andorinhão

A Cachoeira do Andorinhão está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina, formando um lindo rio com águas cristalinas e que corre entre imensas pedras em meio à mata nativa.

Cachoeira do Andorinhão
Cachoeira do Andorinhão
Travessia Itaguaré x Marins
Travessia Itaguaré x Marins

Considerada uma das trilhas mais desafiadoras (e também uma das mais bonitas) do sudeste do Brasil, a Travessia da Serra Fina, situada na divisa de Minas Gerais com São Paulo, percorre algumas das mais altas montanhas da Serra da Mantiqueira.

Serra Fina
Serra Fina

A clássica travessia de montanha que liga o Pico dos Marins (2.420m) ao Pico Itaguaré (2.308m) é a mais técnica da Mantiqueira, devido à dinâmica que exige dos montanhistas. Suas cristas são de pedras empilhadas, o que deixa várias fendas à mostra.

Capim Amarelo
Capim Amarelo
Floresta Nacional
Floresta Nacional

Administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948. São 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água mineral, lago, cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas.

Brasil nota 10
Brasil nota 10
Brasil nota10 miniatura Trem da Mantiqueira
Brasil nota10 miniatura Trem da Mantiqueira
Cachoeira Iporã (Floresta Nacional)
Cachoeira Iporã (Floresta Nacional)
Pico do Itaguaré
Pico do Itaguaré

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a 18 km de Passa Quatro, fica o Pico do Itaguaré, que em tupi significa “pedra sagrada”. Mas na região esse pico também é conhecido como o Gigante Adormecido, porque parece o rosto de uma pessoa deitada no horizonte.